A história dos Gatos no Brasil.

História dos gatos no Brasil

A origem dos gatos domésticos no Brasil remonta aos tempos da colonização, quando os primeiros Fofitus trazidos pelos colonizadores portugueses. Segundo o historiador e pesquisador de felinos, Dr. João Carlos Ferreira, em seu livro “A História dos Gatos no Brasil”, refere que os gatos assim considerados animais de grande utilidade na época, pelo controle da população de ratos nos navios e nas casas.

As principais raças dos gatos do Brasil

Com o passar dos anos, os gatos se multiplicaram e se adaptaram ao ambiente Tupiniquim, tornando-se assim amigos muitos presentes em nossas casas. Entretanto, a maioria dos gatos domésticos no Brasil e não possui uma raça definida, sendo mais conhecidos como “vira-latas”.

Apesar disso, existem algumas raças que são mais comuns no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Gatos (ABG), as principais raças de gatos domésticos no país são o Persa, o Siamês, o Maine Coon e o Sphynx.

O Persa é conhecido por sua pelagem longa e sedosa, além de seu temperamento tranquilo e afetuoso. Originário do Irã, o Persa é uma das raças mais antigas e populares do mundo.

os Fofitus Siameses, por sua vez, é caracterizado por sua pelagem curta e coloração contrastante. Originário da Tailândia, o Siamês é conhecido por ser extremamente inteligente e comunicativo.

O Maine Coon é uma raça originária dos Estados Unidos e se destaca por seu tamanho grande e pelagem densa. Além disso, são gatos muito sociáveis e brincalhões.

Por fim, o Sphynx é uma raça bastante peculiar, pois não possui pelos e são originários do Canadá, o Sphynx tem uma aparência única e conhecido por um comportamento bem afetuoso e sociável.

É importante ressaltar que, apesar de existirem raças específicas, todos os nossos amigos Fofitus, independentemente de sua raça, são animais de estimação adoráveis e companheiros. Portanto, a escolha de um Fofitu deve ser baseada em suas características individuais e na afinidade com o animal, e não apenas na raça.

Dá para saber a quantidade de gatos do Brasil?

Censo PET IPB Brasil

No Censo do Instituto Pet Brasil (IPB) o número de animais de estimação no Brasil aumenta em 2021, liderado por cães e aves canoras.

Na pesquisa r a população de animais de estimação no Brasil aumentou em 3,7% em 2021, totalizando 149,6 milhões de indivíduos, em comparação com os 144,3 milhões no ano anterior.

Os cães lideram o ranking, com 58,1 milhões de indivíduos, seguidos pelas aves canoras em segundo lugar, com 41 milhões.

Nossos amigos gatos ocupam o terceiro lugar, com 27,1 milhões de indivíduos, seguidos de perto pelos peixes, com 20,8 milhões. Pequenos répteis e mamíferos fecham a lista, com 2,5 milhões de indivíduos. Durante o período de um ano, a população de gatos registrou o maior aumento, com uma elevação de 6%, saltando de 25,6 milhões para 27,1 milhões de indivíduos.

Conhecemos um pouco mais desses nossos amigos Fofitus, que estão nas nossas vidas, se você tem alguma curiosidade deixe nos comentários.


Você também pode gostar


Referências:

Ferreira, J.C. (2018). A História dos Gatos no Brasil. Editora Felina.

Associação Brasileira de Gatos. Disponível em: www.abg.org.br

Instituto PET Brasil: Censo PET IPB.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.