Nossos Fofitus, estrelas do cinema, criaturas carismáticas e misteriosas, conquistaram não apenas nossos lares, mas também as telonas do cinema. De astutos a engraçados, os felinos têm desempenhado papéis memoráveis em filmes que cativam públicos de todas as idades, assim tornando-se grandes estrelas do cinema.
Garfield: A estrela charmosa e comilona dos cinemas
![Estrelas do cinema: Garfield](https://fofitus.com.br/wordpress/wp-content/files/fofitus.com.br/2024/01/600-garfield-poster-1-200x300.jpg)
Garfield, o gato laranja e preguiçoso que ama lasanha, é uma verdadeira lenda da tela grande. Jim Davis, seu criador, fez uma homenagem ao seu avô, James Garfield Davis e lançou suas primeiras tirinhas em 1978. Atualmente suas travessuras estão em mais de 2570 jornais no mundo inteiro.
Seu “amigo” inseparável Odie e Jon seu tutor, reproduzem as mais ilarias aventuras. Entretanto, sua aversão a segundas-feiras e seu amor pela comida rapidamente o transformaram em um ícone da comédia animada também, com filmes como “Garfield: O Filme” (2004) fazendo rir crianças e adultos.
Fonte: Site oficial do Filme
Uma das mais charmosas estrelas do cinema: O Gato de Botas
![](https://www.universalpics.com.br/tl_files/content/movies/puss_in_boots_2/gallery/01.jpg)
Fonte: Site oficial do Filme
Esse felino espadachim, com olhos irresistíveis e um charme cativante, conquistou o público em “Shrek 2” (2004) e depois ganhou seu próprio filme, “O Gato de Botas” (Universal Pictures, 2011). Combinando agilidade felina com um toque de galanteador, esse personagem torna-se, portanto, uma prova de que os gatos têm estilo até mesmo nas botas e sotaque espanhol.
A personagem foi inspirado por um conto francês no qual narra a história de um caçula de três irmãos que recebe como herança de seu pai um gato de estimação.
Foi pulicado pela primeira vez em 1697, de autoria do escritor francês Charles Perrault, incluído no livro Les contes de ma mère l’Oye. Obteve um grande sucesso, tanto assim que até Napoleão Bonaparte ficou fã.
Na estória, após ganhar um par de botas, o Fofitu esperto consegue convencer um rei muito poderoso de que pertence a um fidalgo chamado Marquês de Carabás, e por fim consegue ao seu dono a mão da princesa em casamento.
Gata Borralheira ou Cinderella.
Em “Gata Borralheira” (1950), da Disney, Lúcifer, o gato malvado da madrasta, rouba a cena com suas artimanhas e expressões faciais hilárias. Entretanto, apesar de ser o vilão da história, sua presença deixa uma marca indelével de humor no conto de fadas clássico.
As Aventuras de Milo e Otis: duas estrelas do cinema inseparáveis
“As Aventuras de Milo e Otis” (1986) é uma obra-prima cinematográfica, na qual retrata as aventuras de um gato chamado Milo e um cão chamado Otis. Além, claro, de suas travessuras adoráveis, esses dois amigos peludos encantaram espectadores de todas as idades com seu charme e inteligência.
O Filme dos Aristogatas: Elegância Felina e Jazz em Paris
Em “Os Aristogatas” (1970), a elegância felina encontra a animação encantadora enquanto uma família de gatos aristocratas enfrenta aventuras em Paris. O filme destila charme, música cativante e personagens que ficam gravados na memória.
A Vida Secreta dos Bichos: Gatos com Personalidade Própria
![A Vida Secreta dos Bichos](https://fofitus.com.br/wordpress/wp-content/files/fofitus.com.br/2024/01/chloe-a-vida-secreta-dos-bichos-pesquisa-google.jpeg)
Em “A Vida Secreta dos Bichos” (2016), Chloe, uma gata fofa e sarcástica, rouba a cena com suas piadas ácidas e amor por comida. Logo, então, percebe-se sua personalidade independente e com atitude indiferente, tornando sua atuação uma grande e divertida característica do jeito felino de ser.
Documentário “Kendi” as estrelas do cinema são nossos queridos gatos.
![Estrelas do cinema: Documentário Kedi](https://dlcl.stanford.edu/sites/dlcl/files/styles/hs_medium_scaled_360px/public/events/Kedi.jpg?itok=SBTy2FV3)
Nossas estrelas fofitas, além de papéis ficcionais, também brilham em documentários. “Kedi” (2016), por exemplo, explora a vida dos gatos de rua em Istambul, oferecendo uma perspectiva fascinante sobre a relação entre esses animais e a cidade.
Esses filmes são apenas um vislumbre do vasto mundo dos gatos nas telonas, ou sejam, como astros de animações, vilões malvados ou heróis encantadores. Esses fofitus famosos, continuam a fazer história no universo cinematográfico, deixando pegadas de patas e com isso, deixam risos por onde passam.
Vários títulos de filmes e livros nas lojas Amazon
- Brincadeiras irresistíveis para os Fofitus
- A origem dos gatos
- Gatos na China. As aventuras dos Fofitus no Império Chinês.
- Como é audição dos Gatos?
- Música para Gatos: uma revisão da literatura
Referências:
Garfield: O Filme (2004). Direção: Peter Hewitt. 20th Century Fox.
O Gato de Botas (2011). Direção: Chris Miller. DreamWorks Animation.
As Aventuras de Milo e Otis (1986). Direção: Masanori Hata. Fuji Television.
“Kedi” (2016). Direção: Ceyda Torun. Oscilloscope Laboratories.
“Os Aristogatas” (1970). Direção: Wolfgang Reitherman. Walt Disney Productions.
A Vida Secreta dos Bichos (2016). Direção: Chris Renaud. Illumination Entertainment.